Ação Melanina: voltar

Trabalhando a auto-estima
da mulher através da
M
ídia, Arte e Cultura.


Melanina é uma organização sem fins lucrativos do terceiro setor voltada para mídia, arte e cultura que visa estimular e tornar realidade o sonho de muitos jovens, na finalidade de incentivar mulheres, líderes comunitárias, universitárias a se unirem em prol de uma causa em comum: a valorização da auto estima.

O primeiro projeto criado pelo Melanina foi uma rede de programas de rádios comunitárias chamada de “ Ação Melanina”, desenvolvida no Rio de Janeiro, sede da ONG.

Este Programa foi criado exclusivamente para atender as mulheres após uma pesquisa realizada pelo Melanina em algumas comunidades populares do Rio de Janeiro como Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, Madureira, Realengo, Bangu, Lapa, Glória, Tijuca e Inhaúma.

Onde foi constatado, que 90% das mulheres entre 18 a 35 anos nunca tiveram a oportunidade de trabalhar em algum segmento da mídia e exercer papéis de destaque em sua comunidade, influenciando diretamente no desenvolvimento da auto estima.

 

Rádios:

A rede teve início em maio de 2003 pela Rádio Viva Rio (via Internet) com um programa de 1h de duração semanal.

 

Atualmente nas seguintes Rádios Comunitárias:

Rádio

Local

Comunidades abrangentes

Panorama FM

Cantagalo

Cantagalo, Pavão, Pavãozinho, Morro do Vidigal, Copacabana, Morro do Tabajara, Morro da Babilônia, Morro da Cruzada de São Jorge, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Lagoa, Rocinha, São Conrado, Vila das Canoas, Charitas (Niterói).

Maré - Manguinhos

Fio Cruz

Maré, Manguinhos, Comunidade Mandela I e II, Vila do João, Morro do Adeus, Higienópolis, Jacaré, Jacarezinho, Ilha do Governador, Mangueira, Tuiutí, Barreira do Vasco, Leopoldina, São Cristóvão, Penha, Bonsucesso, Olaria, Ramos, Inhaúma, Morro do Engenho, Fazenda de Inhaúma, Favela da Galinha, Nova Brasília, Complexo do Alemão

Resistência FM

Realengo

Realengo, COHAB Capitão Texeira, Bangu, Padre Miguel, Barata, Vila Vintém, 77, Caixa D' água, Engenho Novo, Sulacap, Mallet.

Grande Tijuca FM

Tijuca

Tijuca, Morro do Borel, Saens Pena, Rio Cumprido, Morro do Turano, Alto da Boa Vista, Morro da Formiga, Grajaú, Salgueiro, Falett, Cachoeirinha.

Um projeto que atende apenas as mulheres, tendo como ponto de vista a realidade das comunidades populares do Rio de Janeiro, onde se localizam as Rádios Comunitárias com as quais trabalhamos, a falta de voz ativa e expressão da mulher nestes locais.

Percebemos a necessidade real, cada vez mais forte, que a mulher tem de se expressar dentro da comunidade em que vive e que a falta desta expressão reflete diretamente na auto estima.

O perfil da rede de rádios é sócio-político e cultural, voltado para o desenvolvimento da identidade desses jovens. É através deste perfil que otimiza a valorização da auto estima das mulheres negras, foco principal do projeto, concentradas em sua maioria nas comunidades, onde são coagidas dentro do seu próprio meio social.

Classificamos o Melanina como a nova alternativa de resgate, através da inclusão cultural que se difunde em vários seguimentos da sociedade, mas principalmente no terceiro setor.

A maior novidade deste Projeto é a sua execução, totalmente feita por mulheres, em sua maioria afrodescendentes e oriundas de comunidades carentes negras, representando um percentual muito grande em liderança e capacitação comunitária.


 
Rádio Maré – Manguinhos (Fiocruz) Rádio Resistência FM (Realengo)

Em sua primeira edição realizada no SESC Tijuca (RJ), no dia 24 de agosto de 2004 foi um debate que abordou a temática da mulher negra na mídia, com as presenças da cantora Sandra de Sá (madrinha oficial do Melanina), da Prof. Helena Theodoro, da atriz e ex BBB Juliana Alves e da jornalista Angélica Basti


O evento que contou com um público de aproximadamente 250 pessoas entre estudantes universitários, professores e representantes de diversas classes, promoveu a integração entre formadores de opinião de diversos segmentos sócio-culturais.
Após o debate o Projeto Final Feliz realizou uma apresentação da sua Trupe de circo infantil, com capoeira e show pirotécnico.


Show do cantor Marquinhos da Banda Dugetthu.

Foram discutidas pautas, dentro do tema proposto, como por que a mulher negra tem tão pouco espaço na mídia, pouco espaço no mercado de trabalho, como a auto-estima da mulher fica abalada em relação ao preconceito racial, o surgimento de veículos de comunicação alternativos para mulheres etc...

O evento acontecerá periodicamente com a participação de artistas, pesquisadores, professores, autoridades e principalmente cidadãos anônimos questionando e discutindo sua atual situação da mulher na sociedade brasileira.

Contatos:

Coordenadora de Marketing Melanina: Jana Raiz
  Cel: 55 21 8838-2772
 
E-mail: janamelanina@pop.com.br
  melanina@pop.com.br

Melanina

Tel: 55 21 3296-7767

 

Lívia Alexandre

Cel: 55 21 9133-2581

E-mail: liviamelanina@pop.com.br

 

Mônica Xavier

Cel: 55 21 9372-6162

E-mail: monicamelanina@pop.com.br

 

 

A Rádio Novidades Blogs Programação Arquivos Mensagens Parceiros